O Krav Maga é uma arte moderna, na essência da palavra, criada a partir da realidade atual, que imprime nos praticantes um caminho de vida, saudável e íntegro, construindo cidadãos responsáveis e capazes de buscar seus objetivos. O Krav Maga cria um caminho competitivo, onde o aluno compete consigo mesmo, alcançando suas metas por si só. O treinamento o motiva a se superar, não apenas fisicamente, mas em todos os aspectos do ser humano.
Uma das metas do Krav Maga é a conquista da autoconfiança. Muitos praticantes iniciantes não se dão conta de sua capacidade, e o trabalho do Krav Maga é então mostrar-lhes o caminho, de forma empírica, trabalhando o corpo para então atingir a mente. O Krav Maga incentiva no aluno a busca individual de superação.
Krav Maga é uma arte de defesa pessoal. E defesa pessoal vai muito além de apenas se defender de um ataque. Aprende-se defesa pessoal, primeiro porque qualquer ser vivo precisa saber se defender de uma agressão física; e, em segundo lugar , pela consciência dos benefícios que este saber traz. O não sentir-se ameaçado (fisicamente ou não), o sentir-se capaz, acreditar em si mesmo, a luta pela superação pessoal, o desafio de se impor objetivos e transpor barreiras, além do aspecto do aumento de preparo físico, levam ao aprendiz de defesa pessoal a uma vida mais saudável, física e mental.
Para aqueles que, pelo motivo que for, acham que defesa pessoal não é uma atividade compatível com sua personalidade, saibam que desconhecê-la não irá livrá-los da violência - e nós vivemos em um mundo violento e hostil.
Mas o que é violência? A violência é algo com vida própria, não é como a fome que se acaba quando nos alimentamos, não a eliminamos ao saciá-la, pois ela se alimenta dela mesma, é um mal que sempre existiu e sempre existirá. Viver em paz e respeitando o próximo não o afasta da possibilidade de ser agredido; não existe vacina contra isso, infelizmente.
Para tanto o Krav Maga prepara o aluno fisicamente e mentalmente, pois para se ter condições de se defender é necessária a união entre os dois. A simplicidade é a base do Krav Maga, e fundamental no princípio da defesa pessoal. Movimentos rápidos, objetivos em pontos sensíveis, simples e naturais, nisso se baseia o Krav Maga. Dar essa consciência ao cidadão é essencial para atingir o mais alto nível de eficiência. Alimentando a capacidade mental, o próprio indivíduo adquire hábitos que o afastam de situações de violência.
O treinamento do Krav Maga inclui certas barreiras, que cobrarão do aluno a capacidade física e mental para transpo-la, dando a ele, diariamente, condições para tal. As regras das aulas têm função educacional, que ao ser incorporadas, trabalham os quatro princípios do caminho de vida do Krav Maga:
Coragem: enfrentar obstáculos, não importando a sua dimensão;
Equilíbrio emocional: controlar as emoções, não permitindo que o medo impeça a ação;
Paciência: uma mudança de postura em relação a vida e a si próprio: acontece gradativamente, cada um ao seu tempo;
Respeito: respeitar a si próprio e ao próximo, até mesmo o inimigo.
O aluno aprende estes princípios através da rotina do treinamento físico e suas dificuldades, consciente do percurso necessário para adquiri-los. Adultos, crianças ou adolescentes assimilam estes princípios com a mesma intensidade, que passam a ser parte de sua própria natureza; a vontade de lutar por seus objetivos e a persistência mesmo ao encontrar dificuldades, o equilíbrio diante das situações, a independência. Tudo isso o coloca em posição de total autocontrole e afastado da violência, objetivos primários de quem procura o Krav Maga.
Nenhum comentário:
Postar um comentário