Kobi Lichtenstein nasceu em 1964, na cidade de Rechovot, Israel. Aos três anos de idade, iniciou-se nos treinamentos de Krav Maga ministrados pelo criador da arte, Imi Lichtenfeld.
Aceito na turma apenas por um período de experiência devido a pouca idade, foi rapidamente aprovado por seu mestre, que logo o "adotou".
Destacando-se como um "prodígio", recebeu notoriedade já aos 6 anos pela imprensa. Sua vida foi dedicada ao Krav Maga, sua motricidade e instintos foram moldados pela técnica desta arte e aos 15 anos começou a dar as primeiras aulas.
Mestre Kobi ainda criança ao lado de Imi |
Integrou o primeiro e único grupo especial que foi selecionado para ser treinado e preparado pelo criador para dar continuidade à sua criação, com a missão de difundir e divulgar a arte por todo o mundo e para as próximas gerações.
Deu aulas a vários grupos específicos, como autistas, onde obteve resultados surpreendentes, grupos de mulheres vítimas de estupro, adolescentes considerados delinqüentes juvenis e outros. Após servir 3 anos ao exército israelense, estava diplomado como faixa preta pela Associação de Krav Maga em Israel e instrutor pela Universidade Wingate, a maior universidade de Educação Física em Israel e considerada como uma das melhores do mundo, com cursos de extensão em Fisioterapia, Primeiros Socorros, Alimentação Especial para Atletas na mesma universidade.
![]() |
Mestre Kobi no ano de 1984 juntamente com Imi e seus faixas pretas |
Foi responsável pelo ensino de Krav Maga nas regiões centro-sul de Israel, somando milhares de alunos. Ex-combatente na guerra 1982, participou de inúmeras missões especiais do exército israelense, trabalhou em serviços de segurança nacional e concluiu MBA em Segurança Nacional e Terror pela Universidade Hod Hasharon em Israel, em parceria com a Newport University na Califórnia.
Mestre Kobi em serviço no Tzahal |
Em 1989, recebeu de Imi a mais nova e importante missão, que abraçou como objetivo de vida:
Introduzir o Krav Maga no continente sul americano, desenvolvendo a obra de Imi com integridade e fidelidade. E assim, chegou ao Brasil em 18 de janeiro de 1990.
Estabeleceu-se na cidade do Rio de Janeiro e fundou a Associação Brasileira de Krav Maga, reconhecida pela Secretaria de Esportes e Ministério de Educação. Como primeiro faixa preta a sair do Estado de Israel para cumprir a missão a ele confiada, deu início ao trabalho e com muito sucesso. Surpreendeu a todos, até mesmo a elite do exército e polícia pela objetividade e eficiência do Krav Maga e sua inquestionável competência como instrutor e entendedor do assunto.
Toda a mídia - imprensa, televisão e rádio - documentou passo a passo o trabalho desenvolvido; a difusão e divulgação do Krav Maga na América do Sul, desde as primeiras aulas, em clubes e academias, até a fundação da Associação Brasileira e posteriormente da Federação Sul Americana, a inauguração do Centro de treinamento nacional (Top Defense), os vários cursos em diversos estados brasileiros, o lançamento de 3 livros de Krav Maga na língua portuguesa.
Ao longo destes anos no Brasil, vem formando dezenas de instrutores que hoje lecionam em várias academias em vários estados brasileiros.
Supervisiona a prática e divulgação do Krav Maga, mantendo o alto nível ético e técnico dos instrutores e alunos, seguindo os passos ditados por seu mestre e criador do Krav Maga.
Como mestre em Krav Maga e especialista em segurança, já ministrou módulos de cursos para diversas entidades militares (Forças Especiais, CIGS, Segurança do Presidente), policiais (BOPE, Polícia Federal, Civil e Militar) e de segurança privada. O treinamento para o ramo de segurança tem alcançado excelentes resultados e os cursos vêm sendo requisitados em todos os estados brasileiros e por países da América Latina.
![]() |
Mestre Kobi no BOPE |
Em março de 2009 foi condecorado com a maior honraria do Estado do Rio de Janeiro, a Medalha Tiradentes.
Em maio de 2009 foi condecorado com a maior honraria da cidade do Rio de Janeiro, o conjunto de medalhas Pedro Ernesto.
Recebeu a última graduação do Grão-Mestre Imi em janeiro de 1996, a faixa preta 6º Dan.
Em maio de 2011, Mestre Kobi recebeu das mãos do primeiro aluno de Imi, Haim Zut, a faixa vermelha, 8º Dan em reconhecimento pelos serviços prestados ao Krav Maga.
![]() |
Mestre Kobi recebendo o 8º Dan |
Quanta informações errada e mentirosa em uma matéria só.
ResponderExcluirIsso tá parecendo guerrinha de seita da igreja, ai meu deus é superior ao seu.. minha biblia que fala a verdade...
Excluir